catarina

Catarina Almeida

(voz, trompete e guitarra)

Iniciou os estudos musicais na Academia de Música de São Pedro do Sul em 1991. Em 2000-2003 integrou um projecto de originais como vocalista – os “Eye”, com gravação dos álbuns “Things will Change” e “Mood” com mistura e masterização no Exchange Studio em Londres. Gravou o tema “Sombra de um Abraço” com arranjo de Bernardo Sassetti, que integra o álbum “Mood”. Participou no álbum “Momento” (2003) de Pedro Abrunhosa com gravação no MB Estúdio em Canelas, que teve como produtor Mário Barreiros. Frequentou Workshops de Jazz e aulas de canto com Fátima Serro, Rita Martins e actualmente estuda canto com Manuel Linhares, na escola de música Gira Sol Azul. Participou no projecto “Teatro + pequeno do mundo” com “Tranglomango – Histórias Cantadas e integrou parte da formação de “Urtigas” e “Mojubá”.

 

ricardo

Ricardo Augusto

(acordeão e voz)

Desde cedo participou em projetos de música tradicional. Concluiu o curso de Professor de Educação Musical em 2003. Estudou Técnica Vocal no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro. Frequentou o Curso de Animadores Musicais na Casa da Música (Porto). Frequentou Workshops de Jazz-Canto, sob a orientação de Fátima Serro, Manuel Linhares e Rita Maria. Estudou canto com Rita Maria. Encontra-se envolvido em projetos de música tradicional – Acordeão e Voz (“Tranglomango” – folk/rock – e “Azul Espiga” tradicional/jazz) e de música a capella (“Alla Vox”). É membro da “Tuna Académica Infantuna Cidade de Viseu”. Orienta regularmente aulas e oficinas na Escola de Música Gira Sol Azul e noutros locais (Teatro Viriato, Casa da Música, Lugar Presente). É orientador de vários grupos de música tradicional. Participa na “Santar Jazz & Blues – Big Band” como cantor. Participou nos projetos: Orquestra (In)fusão (Viseu) e Stopestra (Porto). Dirige o Coro Azul. Partilha, com Ana Bento, a Direção Musical do projeto “A Voz do Rock”.

 

bruno

Bruno Pinto

(guitarra)

Frequentou o conservatório de música de Viseu bem como o de Aveiro. Concluiu a licenciatura em Educação Musical em 2003. Teve aulas particulares, na área da música jazz, com Luís Lapa (guitarra e harmonia), Carlos Mendes (guitarra e combo), Mário Santos (combo), Paulo Pinto (guitarra), Nuno Ferreira (guitarra). Frequentou diversos workshops e cursos na área do jazz e também na área da educação musical (Jos Wuitack, Pierre van Hawe, Murray Shaefer, Edwin Gordon). Concluiu o VI Curso de Animadores Musicais realizado na Casa da Música – Porto, em 2010/11. Integra os grupos Cabeça de Peixe (guitarra, composição e letras), Tranglomango, Colectivo Gira Sol Azul, Moto Moto, Tributal. Compõe música para teatro e bandas-sonoras. Compôs a banda sonora para o filme mudo Paris Qui Dort, que estreou ao vivo a solo em Julho de 2014 no Teatro Viriato – Viseu. Criou e interpretou pequenos espectáculos a solo para o Teatro mais pequeno do mundo. Colabora regularmente em projetos do serviço educativo da Casa da Música – Porto. Integrou em 2014 pela primeira vez o naipe de guitarras da STOPESTRA – Porto, que actuou nesse mesmo ano nos Concertos da Avenida (Aliados, Porto), sob a direcção do maestro Tim Steiner. Co-fundou a Associação Gira Sol Azul na qual colabora e integra a equipa de vários projetos musicais como concertos para bebés e famílias, Orquestra Criativa, Orquestra (in)fusão e A Voz do Rock. Lecciona nesta mesma associação as disciplinas de guitarra, combo e oficina de guitarra, e orienta ainda uma orquestra de guitarras onde explora repertório original de sua autoria e também peças criadas com a colaboração dos alunos.

 

anabento

Ana Bento

(baixo e voz)

Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música de Viseu. Em 2001, concluiu a licenciatura em Educação Musical e frequentou uma pós-graduação em Musicoterapia no C.I.M. de Bilbao. Paralelamente realizou um percurso formativo na área da pedagogia musical com Pierre Van Hawe, Jos Wuytack, Edwin Gordon, Verena Maschat, Murray Schafer, Soili Perkiö, entre outros. Estudou saxofone com Mário Santos e João Martins e harmonia e combo com Luís Lapa e Joaquim Rodrigues. No início da sua carreira fez parte da Orquestra Juvenil do Centro e, atualmente, integra os projetos Colectivo Gira Sol Azul, Moto Moto, Cabeça de Peixe e Tranglomango, colaborando, pontualmente, noutros projetos musicais, nomeadamente Dirty Coal Train, entre outros. Compôs, interpretou e dirigiu ao vivo a música de vários espectáculos e performances. Atualmente integra, como co-criadora e intérprete, os espectáculos de teatro Microfénix, (Teatro Mais Pequeno do Mundo) e Vissaium, (Teatro Viriato, Viseu). Desde 2008 que colabora em projetos do serviço educativo da Casa da Música (Porto). Fundou a Associação Gira Sol Azul na qual desenvolve vários projetos como Tatatibato, Orquestra Criativa, Orquestra (In)fusão e A Voz do Rock.

 

miguel

Miguel Rodrigues

(bateria)

Miguel Rodrigues iniciou os estudos musicais na Sociedade Filarmónica de Tibaldinho seguindo mais tarde para escola Gira Sol Azul onde estudou com Márito Marques e Acácio Salero. Em 2013, concluiu o Curso Profissional de Instrumentista Jazz, (nível IV), no Conservatório de Música da Jobra estudando neste âmbito com Marcos Cavaleiro, Mário Costa, Demian Cabaud, Paulo Perfeito, Jesus Santandreu, Voro Garcia, Abe Rabade, João Martins, André Fernandes, entre outros. Integrou o combo vencedor do concurso de escolas não superiores da 11.a Festa do Jazz do S. Luiz. Actualmente integra como baterista os projectos Joaquim Rodrigues trio, Colectivo Zarafat (de Leonardo Outeiro), Coletivo Gira Sol Azul, Moto Moto, Fanfarra Fárróbódó (grupo vencedor do concurso “Brass de Ferro” 2014), Tranglomango e Miguel Araújo.